Implantes unitários | implantes múltiplos:
Implantes dentários são parafusos de titânio instalado s no osso em substituição ao dentes ou dentes perdidos, recuperando assim, a estética e função. Em Geral, é necessário aguardar um período de 3 meses para a instalação do dente , período para ocorrer a ósseo integração ( quando osso e parafuso se unem). Em alguns casos a instalação do implante é feita imediatamente após a extração do dente , em outras situações deve aguardar a cicatrização do osso, em torno de 2 meses, para depois instalar o implante. Os implantes sāo estudados há décadas, existindo inúmeros trabalhos científicos comprovando a sua eficácia. Podem ser instalados tanto em pacientes acima dos 17-18 anos ( após o encerramento do crescimento ósseo) , quanto em pacientes idosos, com segurança e previsibilidade. 

Após o período de ósseo integração, um dente ( coroa) em porcelana é parafusado ou cimentado sobre o implante.

 

Prótese protocolo
Pacientes que perderam todos os dentes ou que já usam uma prótese total ( dentadura) , superior, inferior ou ambas, podem substituir a prótese convencional pela prótese protocolo , onde a prótese é parafusada  sobre implantes, tornando a fixa. Isto representa um ganho enorme em termos de função mastigatória, estetica,qualidade de vida e saúde. Muitas vezes com a perda dos dentes há perda óssea,onde a prótese convencional perde retenção e estabilidade, dando muita insegurança tanto para alimentação quanto no convívio social, pois a prótese, nestes casos, podem soltar com certa facilidade.

A prótese protocolo é um grande marco na odontologia, já que permite pacientes que tiveram grande perda óssea ao longo dos anos, ter a os dentes ( prótese) fixos novamente, restabelecendo a função.

A prótese pode ser acrílica, como na dentadura convencional ou cerâmica ( porcelana), dependendo da quantidade de osso perdido.
 

Mini Parafusos ortodônticos
São mini parafusos de titânio rosqueáveis , de 1,2 a 2 mm de espessura instalados na maxila ou mandíbula, usados na ortodontia para ancoragem, evitando  movimentações indesejáveis nos demais dentes , acelerando assim o tratamento e encurtando  o tempo de uso do aparelho ortodôntico. A diferença para o implante dentário convencional é que não servem  para substituir um dente perdido, devido ao tamanho, são bem pequenos( mini) e não ósseointegram (não " colam" no osso), por isso são facilmente removidos após o término da movimentação ortodôntico desejada.